O que uma das maiores bandas britânicas de todos os tempos tem a ver com futebol? TUDO! Não se sabe ao certo quanto John, Paul, Ringo ou George eram fãs do esporte – eles sempre foram discretos -, mas a paixão que as torcidas de times ingleses têm por Beatles…ah essa é inegável.
E pra provar, separamos algumas canções entoadas pela multidão no estádio. É de arrepiar! Dá o play:
.
“Twist and Shout” do Coventry City
.
Em janeiro deste ano o Coventry City, um time da terceira divisão do campeonato inglês, ganhou as manchetes esportivas do mundo. No intervalo do jogo contra o Arsenal, os torcedores reunidos nos corredores do estádio cantaram a plenos pulmões “Twist and Shout”. O flashmob não impediu que o Coventry City perdesse o jogo por 4×0 e caísse fora do campeonato, mas o momento entrou para a história do Emirates Stadium.
.
Hey Jude do Manchester City
.
.
Os torcedores do Manchester City (irmãos Gallagher do Oasis incluídos) cantam Beatles muito bem. Esse vídeo acima mostra a torcida cantando em alto e bom som a canção “Hey Jude”, feliz da vida após bater o rival Manchester United no clássico da cidade. “Jude” é substituído propositalmente por “City” muita das vezes.
“Hey Jude” versão atacante do Arsenal
.
“Hey Jude” costuma ganhar muitas versões na boca do torcedor inglês. Por lá é bem comum rolar de tempos em tempos letras específicas para um jogador. Foi o que aconteceu recentemente com o atacante Oliver Giroud, do Arsenal. Ele conquistou a torcida e ganhou essa homenagem aí que você ouve no vídeo.
.
“Yellow Submarine” versão zagueiro do Liverpool
Jamie Carragher jogou no Liverpool durante toda a sua carreira. Em 2013, após mais de 15 anos de serviços prestados, o zagueiro pendurou as chuteiras. Porém, seu nome já foi imortalizado pela voz da torcida que criou uma versão para a melodia de “Yellow Submarine”
.
”She Loves You” em coro da torcida do Liverpool (1964)
.
.
O Liverpool é a cidade natal do Beatles, logo, nada mais natural que a torcida do maior time da cidade ter sido a pioneira na arte de se apropriar de músicas da banda (muito embora a família de Paul McCartney ser torcedora do Everton, o time rival local). O vídeo acima retrata um momento histórico: a torcida do Liverpool no “kop” (arquibancada onde ficam os mais fanáticos) comemorando o título inglês de 1964 com o canto em uníssono de “She Loves You”.
.
[Foto: Reprodução do Telegraph.co.uk]